A comunicação é a base para qualquer tipo de relação. Sem ela não existe contato e, conseqüentemente, não existe relacionamento.

As técnicas de comunicação são fundamentalmente importantes para um local de trabalho e também na família. Dentro destas técnicas é preciso saber escutar adequadamente.

Escutar dinamicamente é uma prática que traz um aumento no grau de autoconsciência para o processo de compreender, reconhecer a  outra pessoa e responder a ela.

Todos nós temos filtros pessoais que são capazes de bloquear e até transformar as informações que recebemos. Geralmente, estes filtros são criados por nossos pensamentos, idéias e sentimentos. Quando estão em alerta, influenciam a quantidade e a qualidade de informações que recebemos.

Hendrie Weisinger em suas pesquisas detectou quatro tipos de filtros:

  • Filtro da predileção: quando estamos em situação de ansiedade ou raiva, escutamos apenas aquilo que queremos ouvir; ou só o melhor que queremos ouvir ou só o pior do que a pessoa disse e isto  pode piorar muito uma determinada situação profissional ou pessoal.

Existe um método para desligar este filtro da predileção: depois de uma conversa transcreva tudo o que a pessoa disse. Tente relembrar toda a conversa na seqüência correta. Observe as impressões que você teve. Se você transcreveu o que foi dito, ao reler a conversa vai adquirir uma visão melhor do que realmente foi comunicado.

  • O filtro do quem: esse nos dificulta escutar o que está sendo dito porque damos demasiada importância àquilo que sabemos ou pensamos saber da pessoa que está falando e deixamos de escutar a verdadeira mensagem.

Como no caso da predileção, devemos transcrever a conversa e nos perguntar: ele disse mais alguma coisa? O filtro do quem é especialmente ativado em situações com pessoas com quem já tivemos experiências negativas ou a respeito de quem ouvimos coisas negativas. Se, por ex, trabalhamos com alguém que todos dizem ser incompetente e esta pessoa vai debater conosco suas idéias, muitas vezes nós mal escutamos suas sugestões porque desenvolvemos um tipo de preconceito em relação a esta pessoa.Isto nos impede muitas vezes de escutarmos qualquer coisa de valor que esta pessoa possa ter dito.

Devemos nos predispor a ouvir uma pessoa antecipadamente. Devemos prestar atenção e avaliar imparcialmente tudo que ela disser.

  • O filtro dos fatos: às vezes só ouvimos os fatos e ignoramos as mensagens emocionais de uma conversa. Todo fato, toda conversa trazem uma mensagem emocional em seu conteúdo. Sem escutar o conteúdo emocional, deixamos de reagir de maneira eficaz. Para desligar este filtro devemos observar a emoção que está sendo expressa. Um funcionário por ex que diz estar desgastado pelas horas extras, pode estar realmente revelando que está se sentindo frustrado ou um outro sentimento qualquer.
  • Filtro da distração: é comum em uma reunião deixarmos que nosso pensamento vagueie para outros problemas. Seja qual for o motivo da distração ela bloqueia mais que qualquer outro filtro.

Uma forma de manter a concentração é tomar muitas notas. Quando temos que transcrever o que está sendo dito temos que prestar atenção.

É importante sabermos trabalhar com estes filtros de maneira a não deixarmos que interfiram em nossa escuta, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Tomarmos consciência da existência destes filtros é o primeiro passo para que saibamos como desarmá-los e até como acioná-los, usando-os em nosso benefício.

Avatar de Varuna Viotti Victoria

Publicado por

Categories:

Deixe um comentário