Acabo de assistir à série Adolescência na Netflix!  Hoje, a série mais assistida no mundo! Muitas pessoas dizem que não vão assistir porque é muito pesada. Não é pesada em cenas de violência mas é muito pesada no sentido da série mesmo. É pesada e triste na culpa que os pais se atribuem, no desespero de um adolescente de apenas 13 anos que vê sua vida desmoronar e é pesada por mostrar o que muitos pais e escolas não querem ver.

Estamos vivendo um período quase trágico na educação de filhos em casa e de alunos na escola. Pais perdidos completamente na educação de seus filhos e escolas muitas vezes omissas no que acontece dentro de seus muros.

É muito comum ouvirmos pais justificando o uso abusivo de telas por seus filhos da seguinte forma: é moda, todos os jovens dessa idade agem assim. Mas, quando as consequências cada vez mais sérias aparecem, não sabem como agir e muitas vezes já é tarde para retroceder na ação.

A ausência cada vez maior dos pais, a falta de comunicação com os filhos, falta de carinho, de conhecimento real do que se passa na cabeça deles, tudo isso, está sendo substituido por telas que sabem cada vez mais como viciar crianças e jovens em seus jogos e contatos  cada vez mais perigosos. Antigamente, perdíamos nossos filhos nas ruas, hoje , os perdemos nos quartos. A falsa ideia que estar trancado num quarto é seguro tem gerado conflitos e problemas cada vez mais sérios e até mesmo trágicos  como o dessa série.

Pesquisas cada vez mais mostram os malefícios do uso excessivo de telas na vida de crianças, jovens e também de adultos.  Malefícios físicos porque esse excesso gera ansiedade, compromete a visão, em crianças, compromete o desenvolvimento neuronal, atrapalha a socialização  em qualquer idade quando há o excesso de uso. Existem dados que apontam a quantidade de tempo que  é considerada saudável em qualquer idade. Crianças não deveriam ter contato com nenhum tipo de tela até dois anos de idade. Hoje, temos crianças antes dos dois anos usando tablets, celulares quando deveriam estar se desenvolvendo com brincadeiras físicas, usando o seu corpo e sua mente para criar, descobrir o mundo por si mesmas e não para receber tudo pronto e padronizado através de telas.

Adolescentes não deveriam ter quase que todo o tempo o uso de celulares e telas para jogos. Isso gera falta de socialização tão importante nessa faixa etária, gera competitividade excessiva através dos jogos  e principalmente tem trazido uma falta de comunicação familiar. Essa ausência familiar traz a impossibilidade de adolescentes se mostrarem para os pais com seus problemas, falta de auto- estima, suas dúvidas em todos os âmbitos, enfim, os pais não conhecem da fato os filhos e não os conhecendo não conseguem ajuda-los! Esse é um dos pontos importantes dessa série. Mostrar como isso ocorre e na maioria das vezes os pais nem se dão conta.

Assistam à série e discutam com seus filhos! E lembrem-se sempre que, uma educação permissiva não é prova de amor, na maioria das vezes é abandono!

Avatar de Varuna Viotti Victoria

Publicado por

Categories:

Deixe um comentário