É absurdo o comportamento de muitos motoqueiros pelas cidades no Brasil. Um comportamento errado, não obedecem as leis de trânsito, passam no sinal vermelho em quase todos os semáforos, passam pelo meio dos carros, não respeitando ninguém, ficam bravos e falam palavrões quando algum motorista não permite a ultrapassagem errada e dirigem numa velocidade muito acima da permitida para um perímetro urbano.
Vivemos essa realidade diariamente e a cada dia que passa percebemos que esses comportamentos pioram e nossa segurança piora junto. Os entregadores de comidas ou outros produtos não respeitam as leis de trânsito vigentes no país. E ai, a pergunta que não quer calar: as leis não existem para quem opta por pilotar uma moto? Existem somente para motoristas de carros ou outros veículos? Os que pilotam motos podem ficar impunes ao não cumprirem as leis que são obrigatórias no país. É essa a impressão que temos. Quando andamos nas ruas de uma cidade grande como São Paulo nos sentimos pressionados e obrigados a ceder aos desejos dessas pessoas que acabam pondo em risco suas vidas e as dos outros também. Percebemos que mesmo em cidades menores, esses comportamentos são cada vez mais frequentes e aqui, em nossa cidade percebo a cada dia que a maioria não respeita os semáforos e ultrapassam em sinal vermelho como se fosse permitido. Quais são os reais responsáveis por manter a ordem no trânsito nesse aspecto? Até que ponto punições são aplicadas para esses infratores? Quais os Órgãos Federais, Estaduais e Municipais devem atuar na prática para tentar mudar essa realidade? Sem leis firmes e punições severas fica impossível mudar essa realidade.
É muito grande o número de motoqueiros que se acidentam e depois ocupam leitos em hospitais públicos , tirando vagas de outros doentes fora o numero grande que acabam morrendo diariamente! Na maioria das vezes, esses acidentes ocorrem por imprudência e por não seguirem as leis de trânsito.
Essa situação está cada vez pior pois aumentou muito o número de entregas a domicilio o que traz mais motos andando pelas ruas das cidades em geral.
Quem pilota uma moto tem que seguir as leis de trânsito para usar as ruas da cidade. O fato de ser um veículo pequeno, de menor porte que outros não autoriza desrespeitar o trânsito e quem faz uso dele e isso inclui veículos e pedestres também!
É importante ter campanhas que conscientizem a população e deveria ter cursos mais rígidos e exigentes para formar pilotos de motos. E o mais importante, tem que ter um critério de punição mais sério e uma fiscalização muito maior dessas infrações cometidas diariamente pelas ruas da cidade! Varuna Viotti Victoria diretora da Nosso Ninho

Deixe um comentário